Emboabas

São João del-Rei acumula 928 casos para dengue e 282 para chikungunya

Em 2023, São João del-Rei vive uma epidemia de dengue. Com a maioria dos registros registrados nos primeiros meses do ano, o setor de epidemiologia segue monitorando a situação do município.

De acordo com o último boletim epidemiológico, emitido no dia 20 de outubro, São João del-Rei acumula 2.572 notificações para a dengue. Sendo 928 casos positivos, 1485 negativos e 159 aguardam resultado. Já para chikungunya são 640 notificações, com 282 casos positivos e 19 aguardando resultados. Para Zika Vírus são 2 notificações que aguardam resultados.

Especialistas já alertam para um nova epidemia em 2024, por isso, a população precisa fazer a sua parte. Em especial em períodos de chuva, como destaca o supervisor de endemias do município, Hebert Jaques de Matos. “O cenário agora é preocupante, a gente ainda está saindo do cenário de epidemia, mas ele ainda se mantém. É um cenário estável, diante do que a gente enfrentou ao longo do ano, mas que agora requer cuidados, porque o mosquito ainda está circulante. Como começou o período de chuvas e calor, forma o cenário ideal para o mosquito desovar e aumentar o número de mosquitos”, explica.

É possível denunciar situações irregulares, pelo Tele Dengue. O Número para contato é o (32) 3379-1565.

Sair da versão mobile