Emboabas

Professor revela encanto pela educação musical e adianta detalhes de mais um espetáculo da Orquestra de Viola Caipira em São João del-Rei

Max Sales. Foto: Arquivo pessoal.

Ele é professor, violeiro em São João del-Rei, mestre em musicologia com atuação em quatro vertentes nas quais a viola de dez cordas é o fio condutor. Seu nome é Max Sales, sua missão representa a de muitos outros profissionais que fazem da educação seu verdadeiro compromisso com a sociedade. Um trabalho repleto de aprendizados e recompensas.

“Eu gosto de fazer isso, não só por me sentir útil para atender uma demanda de uma outra pessoa que quer entender mais sobre esse universo da música, mas também no sentido de aprender muito nessa troca com elas. Essas trocas rendem bastante aprendizado para mim, fazem a gente se sentir vivo, entender que a vida assim faz algum sentido”.

E faz muito sentido também para seus alunos da turma de Orquestra de Viola Caipira, do Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier. O Didinho Folieiro está participando do curso e presta atenção em cada aula dos professores para continuar fazendo uma das coisas que mais gosta, tocar uma boa música de raiz.

“A viola era um instrumento que eu ainda não tinha muita prática. Estou gostando demais das aulas dos professores, estou desenvolvendo bastante a técnica. Fazer o que a gente gosta é bom demais, a gente sente que tá no sangue esse amor pela música raiz.”

E o professor Max confirma esse entusiasmo da turma. “O grupo tem uma energia, um prazer muito grande em participar. Além deles, soma-se ainda a participação de outros violeiros da comunidade que gostam de tocar viola. Está sendo uma experiência incrível”.

E parte do resultado dessa experiência educativa musical com a Orquestra de Viola Caipira do Conservatório de São João del-Rei poderá ser acompanhado de perto pelo público. Pela primeira vez, a turma realizará uma apresentação especial no Teatro Municipal de São João del-Rei.

Os músicos irão participar do Encontro Poético Especial com Guimarães Rosa, promovido pelo Centro Estadual de Educação Continuada (CESEC), nesta terça-feira, 17 de outubro, a partir das 19h. Para assistir ao espetáculo, os interessados são convidados a levarem 1Kg de alimento não perecível.

Sair da versão mobile