Emboabas

Universidade Federal de São João del-Rei repudia atitudes discriminatórias em evento na cidade de Ouro Branco

Foto: Ascom UFSJ

A Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) emitiu uma nota de repúdio às manifestações discriminatórias e homofóbicas proferidas por um secretário municipal da Prefeitura de Ouro Branco contra um membro da comunidade universitária no Campus Alto Paraopeba.

De acordo com a instituição de ensino, o incidente ocorreu durante o evento CAP Aberto, realizado em 6 de outubro, com a presença de estudantes do ensino médio para conhecer mais sobre a UFSJ.

Em nota, a UFSJ declarou “é com profunda indignação que tomamos conhecimento das declarações preconceituosas, carregadas de deboche, menosprezo e palavras que atentam contra os princípios fundamentais de respeito, igualdade e inclusão, pilares de uma sociedade democrática e da Educação como um todo. O preconceito e a discriminação, sob quaisquer formas, são inaceitáveis em nossa comunidade universitária.”.

A nota diz ainda que acredita “que a Universidade é um espaço de pluralidade, diversidade e respeito à individualidade de seus membros. É um local onde se fomenta a liberdade de expressão, o debate de ideias e o aprendizado constante. Nossos campi são espaços onde o livre debate de ideias, o respeito mútuo e a tolerância são fundamentais para o desenvolvimento do saber e da cidadania”.

O reitor da UFSJ, Marcelo Andrade, comunicou o ocorrido ao prefeito de Ouro Branco, Hélio Márcio Campos, que se comprometeu a apurar os fatos e tomar as providências necessárias.

Sair da versão mobile