O setor de epidemiologia de São João del-Rei informou que o estoque de inseticida utilizado no veículo fumacê foi regularizado. Durante o ano, havia sido suspensa a ação, devido à falta do produto. O supervisor de endemias, Hebert Jaques de Matos, destaca as ações que estão sendo feitas pelo setor no combate ao mosquito Aedes. “A gente mantém as ações de visita domiciliar. Começamos novamente com os bloqueios de transmissão, porque estamos com a situação do inseticida regularizado. Todo caso que for notificado de uma arbovirose, a gente vai até a região e faz o bloqueio. O bloqueio é aquele fumacê, onde o agente passa com a bomba nas costas, e isso elimina grande parte da população de mosquito adulto”.
De acordo com o último boletim epidemiológico, emitido no dia 05 de outubro, São João del-Rei acumula 2.545 notificações para a dengue. Sendo 917 casos positivos, 1474 negativos e 154 aguardam resultado. Já para chikungunya são 637 notificações, com 282 casos positivos e 17 aguardando resultados. Para Zika Vírus são 2 notificações que aguardam resultados.
É importante que a população faça sua parte e elimine focos de água parada. Também é possível denunciar situações irregulares, pelo Tele Dengue. O Número para contato é o (32) 3379 1565.