Emboabas

“É mentira, não há surto de meningite no município e região”, afirma Secretaria de Saúde de São João del-Rei

Diante da crescente circulação de uma mensagem, em formato de nota oficial, mas sem qualquer referência de fonte confiável, em grupos de mensagens da cidade, a Secretaria Municipal de Saúde de São João del-Rei se pronunciou no início da tarde desta terça-feira, 10 de outubro. Em um dos trechos da nota, a pasta afirma “É mentira, não há surto de meningite no município e região”.

A mensagem em questão, que está circulando com o título “Alerta São João del-Rei, cuidem das nossas crianças”, portanto, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, é fake news. Diz a nota oficial da pasta são-joanense:

“Tivemos, infelizmente e sentimos muito por isso, dois óbitos infantis, cujas causas estão sendo investigadas pela Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria de Estado de Saúde (Gerência Regional de Saúde – GRS e o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do Estado de Minas Gerais – CIEVS).

Há crianças apresentando sintomas de Amigdalite, febre, vômito, manchas ou erupções na pele, que passaram em sua maioria, por avaliação médica na rede pública ou privada e que estão sendo monitoradas pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde. Em casos de sintomas ou dúvidas procurar a Unidade de Saúde de referência ou a mais próxima de sua residência e à UPA nos feriados e finais de semana.

É importante ressaltar que diante de qualquer sintoma, não encaminhar a criança para suas atividades escolares e procurar atendimento médico. Nós da Secretaria Municipal de Saúde estamos em alerta sempre que algo incomum no âmbito da saúde pública ocorra nas nossas unidades de saúde e tão logo tomamos conhecimento dos casos, prontamente partimos para investigação e medidas protetivas.

Aproveitando o ensejo ressaltamos que medidas de higiene das mãos, utilização de álcool 70%, uso de máscara ao apresentar sintomas gripais e manter o esquema vacinal de acordo com o Calendário Nacional de Imunização, são medidas protetivas para toda proteção da nossa população. O bom senso e a empatia salvam vidas!”

Sair da versão mobile