O Ministério Público de Minas Gerais recebeu do Deputado Estadual Cristiano Silveira, o pedido oficial de intervenção para que a instituição possa garantir a proteção ambiental da Serra de São José, paredão montanhoso que corta as cidades de São João del-Rei, Tiradentes, Santa Cruz de Minas e Prados.
Segundo o parlamentar do PT, a reunião com o Procurador-Geral de Minas Gerais, Jarbas Soares Jr, foi produtiva. Cristiano Silveira explica que o MP de Minas Gerais assumiu o compromisso de trabalhar para que a multa da Sociedade Amigos de Tiradentes (SAT) seja extinta e a Serra de São José seja transformada em um parque, o que garantiria maior proteção ambiental à região.
Vale lembrar que, em maio deste ano, um acordo temporário precisou ser firmado entre a Prefeitura de Tiradentes e o governo do estado para evitar que um terreno de quase 10 hectares, na Serra de São José, fosse leiloado. O terreno em questão, que abriga cachoeiras e é rico em biodiversidade, corria o risco de ser leiloado judicialmente para a iniciativa privada, como forma de pagar uma dívida da Sociedade Amigos de Tiradentes.
A associação era proprietária do imóvel e foi multada em 2008 pelo IEF devido a um incêndio, mas não pagou a multa. Com isso, o governo do estado entrou com uma ação judicial contra a instituição, e a Justiça determinou o leilão para quitar os débitos. Na época, a notícia do pregão vazou e gerou grande comoção popular, sendo motivo de grande contestação por parte de ambientalistas da região.