Emboabas

Família de gambás foi capturada dentro da gaveta de um guarda roupas na Colônia do Marçal; saiba como agir em casos como esse

Foto: Corpo de Bombeiros de São João del-Rei.

No final da manhã do último domingo, dia 01 de outubro, o Corpo de Bombeiros foi acionado para a captura de uma família de gambás em uma residência na Colônia do Marçal. Ao chegarem ao local, os militares se depararam com uma fêmea com três filhotes presos ao corpo dentro da gaveta de um guarda roupas.

As fotos chamaram a atenção dos internautas que interpretaram a cena como “fofinha” e “bonitinha”. No entanto, ocorrências envolvendo animais silvestres são comuns em São João del-Rei. São centenas de ocorrências anuais.

Cabo Giovanni do Corpo de Bombeiros da cidade fala sobre as principais ocorrências. Os principais registros que temos, são relacionados a gambás, ouriços, aves. Temos muitos casos envolvendo animais domésticos, como cães e gatos que ficam presos em alguns lugares, cavalos e vacas presos em buracos e atoleiros. O nosso atendimento vai de uma ave pequena, até um animal de mais de 500 quilos, como uma vaca, que ficou presa em algum atoleiro. O nosso atendimento é muito variável”, explica Giovanni.

O militar também destaca o aparecimento de animais peçonhentos e animais com risco de extinção: “Temos o registro de animais peçonhentos, como cobras, por exemplo. E temos também registros menores, mas existem, o atendimento a animais mais raros e que estão em risco de extinção, como lobos guarás feridos, ou em situação de risco. Enfim, temos alguns casos como esses que exigem cuidados específicos, e por isso, são passados para o IEF”.

Caso encontre animais silvestres em áreas urbanas, a população deve acionar as autoridades responsáveis. Isso para garantir tanto a integridade das pessoas quanto dos animais, que podem transmitir doenças e não devem ser tocados. O telefone do Corpo de Bombeiros é o 193.

Sair da versão mobile