Em dias de calor intenso como os que foram registrados ao longo das últimas semanas, as árvores em locais públicos são cobiçadas pela população. As sombras e refresco oferecidos pelas diferentes árvores são um verdadeiro alívio em meio as poucas sombras dos prédios e residências.
No entanto, as mesmas árvores que são alívio para os dias quentes também podem ser empecilhos em dias de muita chuva e ventos fortes. Quedas de galhos ou das árvores podem impedir o trânsito, cair sobre telhados e danificar fiações.
Para evitar que isso aconteça, a Secretaria de Meio Ambiente de São João del-Rei atua com as podas ou cortes de árvores em locais públicos. O Secretário da pasta, Toninho Lombardi, explicou a situação durante o programa independente da Prefeitura Municipal na Rádio Emboabas + Informação: “Em relação a árvores públicas, se for uma árvore inadequada e que está prejudicando o imóvel dele ou a acessibilidade, o cidadão deve se dirigir lá na Secretaria do Meio Ambiente, que fica no bairro Matosinhos, e vai solicitar o procedimento. Ele vai relatar o que está acontecendo através de uma requisição. A nossa fiscalização vai no local, verificar se procede, e nós vamos atendê-lo na melhor maneira possível”.
O Secretário de Meio Ambiente em São João del-Rei também explica que o corte total só acontece quando as árvores estão doentes, e oferecem riscos eminentes para a população: “Agora, se a árvore está em risco, aí é diferente. A árvore em risco, onde compromete segurança de um imóvel, o procedimento é a supressão. Muitos não entendem que hoje em São João del-Rei só se faz supressão de árvore devidamente fundamentado. A Secretaria de Meio Ambiente não corta a árvore que está saudável, toda vez que a pasta intervém é porque a árvore está comprometida, ou está colocando risco os moradores”.
O telefone da Secretaria Municipal de Meio Ambiente é (32) 3379-1522. Assim como a solicitação de cortes e podas de árvores, mudas para plantio também podem ser pedidas para a pasta.