O Dia Nacional dos Surdos, 26 de setembro, é uma data de grande importância para a comunidade surda e para todos aqueles que se preocupam com a inclusão e a valorização da diversidade.
Mas será que o movimento que luta pela inclusão desta parcela da população na sociedade tem motivos para celebrar? De acordo com Andréa Martins do Nascimento, tradutora e intérprete língua de sinais há mais de 20 anos, vice-presidente da Associação de Surdos de São João del-Rei (ASSJ), sim, há muitos motivos para celebrar, mas também para continuar lutando por mais inclusão.
Ela destaca o reconhecimento da Libras, Língua Brasileira de Sinais, como primeira língua oficial da comunidade surda brasileira. Andréa afirma que essa oficialização garante aos surdos maior visibilidade, acesso à informação, educação e a inclusão. A evolução dos celulares e seus aplicativos de vídeo e mensagens, a criação de campainhas luminosas e o acesso à internet são outros avanços importantes para a comunidade surda.
Luana Bonifácio, presidente da Associação de Surdos são-joanense, relata que, no momento, a instituição tem contado com a parceria da APAE e o apoio da Prefeitura e de alguns vereadores. Luana escreve que a associação ainda está tentando conseguir uma sede própria para se sentirem mais seguros em suas atividades e reuniões.
A mãe de Luana, Margarete Bonifácio, conta que suas duas filhas nasceram surdas. Ela relata que já enfrentou muitos desafios na comunicação com suas filhas, sobretudo na época da alfabetização na escola. Tudo só melhorou depois que foi aprendendo Libras. Margarete sente a necessidade de mais intérpretes de Libras na cidade, sobretudo para situações de primeiros socorros, por exemplo. Escolas bilíngues e mais oportunidades para os surdos em universidades e no mercado também são apontados como metas a serem alcançadas.
O Dia Nacional dos Surdos marca o aniversário de criação do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), fundado em 1857. Em São João del-Rei, o contato da Associação de Surdos, para envio de mensagens em texto, é o whatsapp (32) 99990-4161.