Funcionários em atuação nas obras de reforma da Escola Estadual João dos Santos, em São João del-Rei, ainda estão sem receber seus salários deste mês.
A previsão era que o pagamento fosse feito na segunda-feira (25), mas, segundo o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil e do Mobiliário, até o fim da tarde de ontem (25), as contas dos trabalhadores continuavam vazias.
O Sindicato alegou também que a empresa responsável pelas obras, a HB Engenharia, não se posicionou sobre o assunto nem fez contato com os funcionários.
Na última semana, devido a fata de pagamentos, os trabalhadores paralisaram temporariamente suas atividades. Um único funcionário havia sido comunicado pela empresa sobre duas possíveis datas para quitar os salários, o que não ocorreu.
Estimada em R$ 8,6 milhões, a reforma da Escola Estadual João dos Santos foi iniciada em 24 de abril deste ano. A previsão é que seja finalizada em outubro de 2024.
O recurso veio do Governo de Minas por ser uma instituição estadual.
Vale lembrar que o Secretário Estadual de Educação de Minas Gerais, Igor de Alvarenga, visitou as obras da Escola Estadual João dos Santos, na semana retrasada, e disse que até então tudo estava dentro dos conformes, caminhando como previsto.
Em contato com a Secretaria Estadual de Educação, recebemos a seguinte resposta: “A Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seifra) está revisando os documentos de autorização da gestão financeira do contrato das obras. Os documentos estão em fase final de assinatura e publicação, para a efetivação dos pagamentos”.
Acionamos também a empresa HB Engenharia para entender o motivo do atraso do pagamento salarial dos funcionários e aguardamos retorno.