A empresa holandesa SMARTKAS recebeu oficialmente, nesta sexta-feira (22), autorização da Prefeitura de São João del-Rei para abrir suas portas na cidade.
Um decreto publicado no Diário Oficial do Município permite que a empresa, especializada em soluções para a agricultura, utilize dois imóveis da prefeitura.
Os espaços somam 65 hectares de terra e estão situados às margens do Rio das Mortes.
Nesses espaços, vão ser construídas quatro estufas inteligentes e sustentáveis para o cultivo de frutas e legumes, como tomate, pimentão e morango, e um centro de distribuição de gêneros alimentícios sem agrotóxicos.
A SMARTKAS vai ter o prazo de dois anos para construir a sua infraestrutura, que vai ter a capacidade de produzir de 5 a 10 mil toneladas de produtos agrícolas por ano.
A concessão do uso dos imóveis tem a validade de 25 anos.
A expectativa é que a empresa gere cerca de 300 empregos diretos e 2 mil indiretos em São João del-Rei e região, além de um investimento de R$ 250 milhões.
Existe a previsão, ainda, de que uma parceria de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) seja fechada com a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).
Os alimentos produzidos nas estufas vão ser vendidos para os estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Mas cerca de 5 a 10% de toda a produção vai ser destinada para bancos de alimentos locais, a fim de garantir a segurança alimentar.