Celebrar a biodiversidade, as riquezas e belezas naturais da Serra do Lenheiro. Esse é o objetivo da programação especial que acontecerá neste sábado, 23 de setembro, para marcar o dia dessa montanha que também abraça São João del-Rei.
Atrações musicais ao vivo, caminhada para a serra, lançamento de sementes com uso de parapentes, plantio de mudas e distribuição folders educativos serão realizados a partir das 8h, partindo da Matriz de Santo Antônio e Bem-Aventurada Nhá-Chica, no distrito do Rio das Mortes.
Paulo César Giarola, presidente do Conselho do Parque Serra do Lenheiro, explica que, neste ano, pela primeira vez, a celebração vai prestigiar a porção da Serra do Lenheiro situada no distrito do Rio das Mortes.
“Queremos mostrar para a população e para as crianças lá do Rio das Mortes que a serra também chega até lá e que ela também pertence a eles. Também pretendemos trabalhar essa conscientização e levar essa comemoração para os povoados do Fé e do Caburu, em todo entorno da Serra do Lenheiro.”
Paulo lembra que apenas uma pequena porcentagem da Serra do Lenheiro está parcialmente protegida por um decreto que instalou ali uma região de parque municipal. O próximo passo, segundo ele, é a criação de uma APA, Área de Proteção Ambiental.
“Hoje em dia, nós temos quase 15% da serra decretado como parque municipal. É muito pouco. Nosso conselho em parceria com várias instituições, inclusive a UFSJ, para a criação de uma APA que poderá viabilizar uma proteção de 100% da Serra do Lenheiro”
A Serra do Lenheiro é a continuação da Serra de São José. Com altitude máxima de 1.218 metros e origem rochosa que data em 1,6 bilhões de anos atrás, por lá podem ser encontradas pinturas rupestres, o Canal dos Ingleses, cachoeiras e uma rica diversidade de plantas.
Historiadores contam que rochas dali foram utilizadas na construção de pontes e igrejas históricas de São João del-Rei. A serra também é utilizada pelo 11º Batalhão de Infantaria de Montanha para treinamentos especializados que, no Brasil, só são realizados nesta região serrana de São João del-Rei.