Os funcionários em atuação nas obras de reforma da Escola Estadual João dos Santos, em São João del-Rei, foram dispensados do trabalho no fim da manhã desta terça-feira (19). A equipe deve retornar na próxima segunda-feira, dia 25.
Quem confirmou foi o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil e do Mobiliário, Valdeci da Silva.
A dispensa ocorreu porque a equipe está sem receber salário desde o início deste mês e o pagamento não caiu às 10h desta terça-feira (19), como previsto.
Até o momento, segundo o sindicato, a empresa responsável pelas obras, a HB Engenharia, não se posicionou nem fez contato oficial com os operários.
De acordo com a nova previsão, o pagamento deve ser quitado nesta quarta-feira (19).
Em entrevista à Rádio Emboabas, na manhã desta terça (19), Valdeci alegou que nunca houve comunicação por parte da HB Engenharia.
Um dos funcionários recebeu a informação da diretoria da empresa de que os salários seriam pagos até às 10h desta terça (19), o que não ocorreu. O comunicado foi feito de modo informal. Não houve uma reunião oficial com o restante da equipe.
Estimada em R$ 8,6 milhões, a reforma da Escola Estadual João dos Santos foi iniciada em 24 de abril deste ano. A previsão é que seja finalizada em outubro de 2024.
O recurso veio do Governo de Minas por ser uma instituição estadual.
Vale lembrar que o Secretário Estadual de Educação de Minas Gerais, Igor de Alvarenga, visitou as obras da Escola, na última semana, e disse que até então tudo estava dentro dos conformes, caminhando como previsto.
Em contato com a Secretaria Estadual de Educação, recebemos a seguinte resposta: “A Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) informa que está revisando os documentos de autorização da gestão financeira do contrato das obras de reforma e restauração do prédio da Escola. Os documentos estão em fase final de assinatura e publicação, para a efetivação dos referidos pagamentos”.
Acionamos também uma das sedes da empresa HB Engenharia para entender o motivo do atraso do pagamento salarial dos funcionários e aguardamos retorno.