Emboabas

Jubileu de Matosinhos chega à reta final com missa solene, procissão e carreata em São João del-Rei

Foto: Marcelo Santos (Reprodução Internet)

A maior festa católica do bairro de Matosinhos, em São João del-Rei, está na reta final. Ao longo dos últimos dias, seja no Santuário do Bom Jesus, seja pelas ondas da Rádio Emboabas 92,7 Mais Informação, milhares de fiéis têm acompanhado as celebrações do Jubileu 2023.

Dona Neuza, da Legião de Maria, é uma dessas devotas que não perdem um Jubileu do Bom Jesus de Matosinhos. E neste ano, não está sendo diferente. Cheia de gratidão, ela está animada para o Dia Maior da festividade. “Se Deus quiser, dia 14, estarei participando da missa das 15h, com todos os movimentos e pastorais, e depois da procissão acompanhando o Bom Jesus. Recebo graças todos os dias. Aos meus 76 anos, conseguir fazer tudo o que tenho feito, é uma grande graça de Deus”.

Quem também acompanha de perto o Jubileu de Matosinhos há muitos anos, inclusive desde a construção do Santuário é o Ivan Campos. Ele também está ansioso para o dia 14 de setembro. “Estou com 70 anos. Aos meus 8 anos, ainda criança, já saía pelas ruas aqui no bairro para buscar pedras para o alicerce desse novo Santuário que estava sendo construído. O Bom Jesus é muito milagroso. Fico até emocionado. O dia 14 é muito especial.”.

E é emoção que não vai faltar aos fiéis que participarem da programação especial do Dia Maior do Jubileu. Além da alvorada festiva com repique de sinos e o Café com o Padroeiro às 7h30, nesta quinta-feira, 14 de setembro, seis missas serão celebradas no Santuário de Matosinhos: às 6h, 8h30, 10h, 13h, 15h e 17h30. Logo após a última missa do dia, acontece a procissão com a imagem do padroeiro pelas principais ruas do bairro.

Neste ano, a programação religiosa está sendo guiada pelo tema “Bom Jesus nos chama a estar com os corações ardentes e os pés a caminho” e o lema “Vocação: Graça e Missão”. Vale lembrar que outras atrações como leilão de prendas e doces, encontro de bandas, carreata, movimento de barraquinhas e shows musicais com artistas locais estendem as comemorações do Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos até o próximo domingo, 17 de setembro.

PROGRAMAÇÃO

14 de setembro – quinta-feira – Dia Maior

Procissão com a imagem do padroeiro: após a Santa Missa das 17h30. À entrada da procissão, Te Deum Laudamus e bênção do Santíssimo Sacramento.

15 de setembro – sexta-feira – dedicado a nossa senhora das dores

16 de setembro – sábado – dedicado aos enfermos e idosos

17 de setembro – domingo – encerramento do Jubileu

Sair da versão mobile