Emboabas

Comandante Luiz Fernando diz que denúncias anônimas são essenciais para a prisão de infratores; confira como contribuir com os trabalhos da PM

As denúncias anônimas são essenciais para a resolução de crimes graves e prisão de infratores. Isso é o que disse em entrevista ao “Em Foco”, transmitido pela 92,7 FM, o comandante da 189º Companhia de Polícia de São João del-Rei, Luiz Fernando.

Foi com a ajuda da comunidade, por exemplo, que os militares conseguiram identificar rapidamente um dos autores do homicídio registrado na Avenida Leite de Castro, em 02 de setembro. Também dois envolvidos no assassinato de um jovem em uma casa de show, no centro da cidade, na madrugada do feriado da Independência do Brasil.

O comandante explicou que não é preciso ter medo nem receio. As denúncias, de qualquer crime ou infrator, podem ser feitas pelos telefones 181 e 190, sem se identificar. “Nesse tipo de situação, seu nome jamais será pedido. No 181, a primeira orientação que vão dar é: ‘peço que não se identifique’. No 190, da mesma forma, ninguém pedirá seu nome para dizer que está, por exemplo, ocorrendo tráfico próximo a sua casa”.

Falando nesses telefones, você já parou para pensar na diferença entre os dois?

O 181 recebe denúncias que podem ser investigadas com o tempo. Um exemplo é um tráfico de drogas que seja recorrente em uma região. Inclusive, ao final da ligação, o denunciante recebe um protocolo para acompanhar o andamento das investigações.

Já o 190 é para emergências, ou seja, relato de situações que precisem da presença imediata da polícia, como brigas, homicídio ou roubo que tenham acabado de acontecer. Neste caso, é necessário repassar, pelo menos, o endereço para envio das viaturas.

Durante a entrevista, o comandante citou, ainda, em quais casos é fundamental que a comunidade contribua com informações. “Pedimos apoio, principalmente, nas denúncias de armas de fogo, qualquer tipo de arma ilegal, e na identificação de autores de crimes. Vale, na verdade, qualquer situação: maus tratos, abandono de incapaz. Todo tipo de crime pode ser repassado”.

A conversa completa com o comandante da 189º Companhia de Polícia, Luiz Fernando, está disponível em vídeo no facebook.com/radioemboabas e no YouTube Rádio Emboabas Oficial.

Sair da versão mobile