Três eventos diferentes, em sintonia com as celebrações da Independência do Brasil, devem reunir grande público no Centro de São João del-Rei, na manhã do feriado de 7 de Setembro. Além do Desfile Cívico na Avenida Presidente Tancredo Neves, a população também poderá participar de outros dois atos públicos na região central da cidade: a 29ª edição do Grito dos Excluídos e a Recitação de um Terço Público em oração pelo país.
Sobre os desfiles na Tancredo Neves, programados para começarem às 9h, logo após a revista do Prefeito Nivaldo Andrade às tropas do 11º Batalhão de Infantaria de Montanha, uma novidade. Quem conta é Franklin Félix, assessor de eventos e feiras da Secretaria de Cultura de São João del-Rei.
“São João del-Rei tinha como um ato típico a apresentação do nosso exército sempre concluindo os desfiles de 7 de Setembro. Neste ano, as pessoas precisam estar atentas, fizemos uma mudança, e agora eles vão abrir os desfiles a partir das 9h da manhã na Avenida Presidente Tancredo Neves.”
No mesmo horário do desfile, em frente ao Teatro Municipal, a partir das 8h30, acontece a concentração dos convidados para a 29ª edição do Grito dos Excluídos, evento também organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de São João del-Rei. Jordano Carvalho, secretário geral do Sindmetal, deixa o convite à população que se sente excluída e oprimida na sociedade.
“Você que se sente oprimido, explorado, venha participar com a gente desta atividade para gritar junto com a gente em defesa dos empregos, dos direitos, pela revogação da reforma trabalhista e da reforma da previdência, pela revogação do novo Ensino Médio e também contra as privatizações e todo os tipos de ataques à classe trabalhadora.”
Neste ano, o Grito dos Excluídos tem como tema “Vida em Primeiro Lugar” e o lema “Você tem fome e sede de quê?”. Outro evento programado para este feriado da Independência é religioso. A partir das 11h30, na Praça da Estação Ferroviária, também no centro de São João del-Rei, haverá a recitação de um Terço Público pelo Brasil, promovido pelo Movimento Leigos Pela Fé. O grupo se define como um apostolado de cristãos leigos de São João del Rei e de cidades vizinhas, sem vínculo fixo com qualquer paróquia, que atua em defesa da fé e dos valores cristãos.