Emboabas

Campanha de vacinação antirrábica continua na sede da Zoonoses em São João del-Rei

Mais de 11 mil cães e gatos já foram vacinados contra a raiva em São João del-Rei, em 2023. Mas a campanha de vacinação antirrábica continua e todos os cães e gatos devem ser vacinados. A vacina protege os pets e toda a população, já que a raiva também pode contaminar humanos.

A Coordenadora da Zoonoses de São João del-Rei, Fabiana Gomes, fala sobre a meta desse ano, e a importância da vacinação:

“A nossa meta é grande, temos que vacinar 14 mil animais. A população tem que ter consciência da vacinação. Quando se protege o cão, se protege os outros também. É por causa desse controle que hoje não temos mais casos de raiva felina e canina em nossa região. Isso deixa a gente muito feliz. Mas a população precisa comparecer a vacinação”.  

A Médica Veterinária da Secretaria Municipal de Saúde, Maria de Fátima Silva de Resende, reforça a importância da vacinação. “É importante que essa vacinação seja feita, porque apesar dos casos de raiva felina e canina estejam controlados na região, esses casos podem retornar. A raiva é composta por quatro ciclos: urbano, rural, silvestre e aéreo. No caso do ciclo aéreo, temos os casos de morcegos portadores do vírus da raiva que podem ser alvo de gatos e serem infectados, levando a doença para casa, por exemplo”. 

Cães e gatos devem receber a vacina uma vez por ano. A campanha de vacinação antirrábica realizada pelo município garante a aplicação de doses, gratuitamente, para todos os animais. 

Para vacinar o animal na sede da zoonoses, não é preciso agendamento. Basta procurar os responsáveis na Avenida Luís Giarola, 29, – Colônia do Marçal, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. O telefone para contato é o (32) 99859 8151.

Sair da versão mobile