O desejo de boa parte dos torcedores são-joanenses de ter um estádio municipal, com maior capacidade de público, para a realização de grandes partidas de futebol na cidade, está mais perto de ser concretizado.
O projeto do novo estádio está em andamento, é o que afirma Glaucia Cantelmo, engenheira responsável da Prefeitura de São João del-Rei: “A empresa para a produção do projeto já foi contratada pela Prefeitura. O projeto já está em andamento, inclusive já fizemos reuniões com eles – Grupo Projeta – aqui e lá em Belo Horizonte para estudos da construção. Já fizemos o cadastro da proposta, junto ao governo federal, como solicitado pelo Deputado Federal Reginaldo Lopes”.
O novo estádio, com proposta de orçamento inicial prevista em R$ 20 milhões, também deve ser construído no formato arena multiuso, ou seja, com infraestrutura capaz de sediar outros eventos além do futebol. O terreno está localizado ao lado do Parque de Exposições de São João del-Rei. “Vamos ter áreas para que as pessoas possam utilizar lá, mesmo quando não tiverem jogos. A ideia é que o novo estádio também tenha área para shows e uma explanada para feiras, eventos, para que todos são-joanenses possam usufruir desse lugar bacana para ir com a família”, explica Glaucia.
A classificação do Athletic para uma disputa inédita da série C do Brasileirão em 2024, tem reaqueceu as conversas sobre a necessidade dessa obra para o município. No último sábado, 2 de setembro, o clube precisou mandar seu jogo decisivo no Mineirão, já que São João del-Rei não possui estádio com capacidade mínima de público para fases decisivas de grandes campeonatos como o Mineiro, Brasileiro e Copa do Brasil.
Em relação aos custos do novo estádio, a Prefeitura de São João del-Rei esclarece que está financiando apenas o projeto da obra. Os recursos para a construção do estádio municipal devem ser liberados pelo Governo Federal, através de emenda parlamentar.