O reitor da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Marcelo de Andrade, vai entregar como presente ao Papa Francisco uma peça confeccionada pelo artista são-joanense, Rogério Godoy. A entrega vai acontecer durante o Encontro de Reitores das Universidades Latino Americanas e Caribenhas, no Vaticano, entre 20 e 21 de setembro.
A escultura foi batizada de “Madonna in Blues and Gold”; na tradução livre: Nossa Senhora em Azul e Ouro. Ela representa os seis campi da UFSJ.
A peça é uma escultura de 25 cm de altura, feita em cerâmica modelada à mão e “queimada” em forno de altíssima temperatura. É também revestida com esmaltes vidrados azuis e aplicações de folha de ouro 23,5 quilates.
Sua base é de madeira, feita a partir do aproveitamento do trabalho de um marceneiro da região. A folha de ouro é um material usado em várias técnicas artísticas e em restaurações. Seu custo é bem menor que o metal propriamente dito.
A tonalidade azul da imagem é resultado da matização da peça, originada pelo forno. A cor simboliza a melancolia da mãe, que deseja proteger o filho, e uma tristeza, relembrando as crianças que passam fome, sofrem de doenças e são vítimas de guerras.
Já o ouro simboliza a iluminação, a luz divina da sabedoria e da compaixão.
O artista Rogério Godoy foi professor de Física na UFSJ, é geofísico e ceramista. Foi um dos fundadores da antiga FUNREI e do curso de Artes Aplicadas
A partir das 15h desta terça-feira (05) até a véspera da viagem ao Vaticano, a obra vai ficar exposta para visitação na Galeria Principal do Centro Cultural UFSJ.