Emboabas

Coordenador do setor de endemias de São João del-Rei explica sobre mal entendido das visitas de agentes no combate ao mosquito aedes

Na tarde de terça-feira, dia 29, começaram a circular pelo WhatsApp informações de um suposto golpe de dois rapazes que se passavam por funcionários da prefeitura e precisam entrar nas residências para dedetização. No entanto, foi esclarecido que desde junho de 2023 a Secretaria de Saúde, através do setor de endemias, tem realizado ações em alguns bairros para combater o mosquito aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya.

O coordenador do setor de endemias, Hebert Jaques de Matos, explica. “Os agentes têm realizado com o sistema Aerosystem, que é um sistema de pulverização de inseticida dentro das residências. Teve uma repercussão negativa na tarde, noite de ontem, onde foi espalhado ‘fake news’ referente de ser um golpe, mas não é. É um trabalho que o setor de endemias está ofertando nesse momento, por estarmos vivenciando uma epidemia de dengue. E nos bairros onde o índice de infestação do mosquito estava alto, a gente optou por fazer esse trabalho de pulverização dentro das residências. É um trabalho eficaz porque ele é feito justamente onde o mosquito está abrigado para fazer as vítimas, para transmitir a doença.”

Hebert também explica sobre o trabalho. “Um dia anterior, os agentes passam nas residências explicando o trabalho, pedindo autorização ao morador, para que seja feito esse trabalho lá no imóvel. Explicando os riscos, o preparo da residência. Como tem que ser feito. Lembrando que eles vão estar com documento em mãos onde o morador vai estar assinando, dando essa permissão do trabalho, e o agente vai deixar um lembrete naquelas casas que quiserem aderir à ação, para o agente retornar no dia seguinte para fazer a pulverização da inseticida”, detalha.

Lembrando que os profissionais estão uniformizados, identificados e com o veículo da Secretaria de Saúde. Em caso de dúvidas, a população pode acionar o setor pelo (32) 3379-1565.

Sair da versão mobile