Emboabas

Secretaria de Saúde de São João del-Rei investiga 25 casos suspeitos para febre maculosa, pasta já descartou um caso

Segundo dados do Setor de Endemias da Secretaria de Saúde de São João del-Rei, o município investiga 25 casos suspeitos para febre maculosa na cidade. Apesar das notificações, nenhum caso foi confirmado até o momento. São 26 casos notificados, um deles foi descartado.

Questionado sobre a demora da entrega de resultados, a responsável pelo setor de Endemias da cidade explicou que os exames passam por um protocolo que demandam duas coletas. E que os exames da primeira etapa em sua maioria já foram liberados e estão negativos, ou seja, não reagentes. Já os testes da segunda etapa, o setor está aguardando os resultados.

Todos os exames são encaminhados para a FUNED – em Belo Horizonte, que está com uma alta demanda de exames de todo o estado. De janeiro até o momento, 18 casos de febre maculosa foram registrados em Minas, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. Deles, seis evoluíram para morte. De 2018 a 2022, foram registrados 190 casos e 62 mortes pela doença em Minas Gerais.

A Febre Maculosa é uma doença febril aguda, de gravidade variável, que pode cursar com formas leves e atípicas, até formas graves, com elevada taxa de letalidade. A doença é causada por bactérias e transmitida pela picada de carrapatos infectados. Em Minas Gerais, os principais vetores e reservatórios da doença são os carrapatos conhecidos como carrapato estrela.

Sair da versão mobile