O mês de agosto começou com temperaturas bem típicas dessa época do ano, ou seja, manhãs geladas com muita neblina e no decorrer do dia, as temperaturas aumentam, e à noite a temperatura volta a despencar. Todas essas variações de temperatura são provocadoras das mais diferentes doenças respiratórias que acometem boa parte da população e acabam acarretando idas às unidades de saúde.
E em São João del-Rei, essa realidade não é diferente. Normalmente, a UPA da cidade realiza uma média de 200 atendimentos diários, desconsiderando os pacientes que já estavam anteriormente sendo atendidos pela unidade. Contudo, durante o inverno os números de pessoas assistidas pela instituição costumam aumentar, segundo o diretor da unidade, o enfermeiro José Luiz Resende: “Na época de frio, na qual as doenças respiratórias contribuem para encharcar ainda mais o nosso sistema pelo aumento do número de casos. E nós temos os extremos que vão desde as crianças aos idosos, que inclusive essa faixa é a mais acometida por doenças nessa época de frio. Então durante o frio, a gente tem o aumento no número de casos de doenças respiratórias”.
Além dos atendimentos aos moradores da cidade, o diretor da UPA são-joanense também explicou que a unidade atende os moradores de municípios vizinhos que fazem parte da microrregião de São João del-Rei.