A Secretaria Municipal de Saúde de São João del-Rei divulgou, nesta sexta-feira (04), o mais recente boletim epidemiológico de arboviroses. Segundo o documento, a cidade chegou a 868 casos confirmados para a dengue em 2023, sendo 31 casos a mais do que o registrado no boletim anterior, emitido em 28 de julho. Até o momento, são 2.443 notificações para a doença; 187 casos aguardam resultado e 1.388 testes deram negativos.
Já para a chikungunya são 602 notificações, sendo 279 casos positivos, 309 casos negativos e 14 testes que aguardam o resultado. Quanto ao zika vírus, a cidade não registrou nenhum caso positivo, até o momento. Apenas duas notificações para a doença aguardam o resultado de exame.
Em contato com a Rádio Emboabas, o coordenador do Setor de Endemias de São João del-Rei, Hebert Jacques, afirmou que a segunda etapa de aplicação do Aero System está na reta final. Essa tecnologia consiste no uso de um inseticida na fórmula de aerossol, que tem como finalidade reduzir os índices de infestação do mosquito Aedes Aegypti. A aplicação é realizada dentro das residências, no local onde o mosquito está abrigado.
Ele ainda explicou que uma nova rodada de aplicação do produto só seria realizada após realização de um novo Levantamento Rápido de Índices para o Aedes (LIRAa), que será divulgado neste mês de agosto. Caso haja necessidade, novos bairros vão receber a aplicação do produto.