Emboabas

Governo Federal reconhece Lagoa Dourada como Capital Nacional do Rocambole

Um título que há muito tempo já estava na boca dos turistas e moradores de Lagoa Dourada foi concedido à cidade, nesta quinta-feira, 03 de agosto, pelo Governo Federal. A lei que confere à Lagoa Dourada o título de Capital Nacional do Rocambole foi publicada no Diário Oficial da União.

Com 12 mil habitantes, Lagoa Dourada possui 12 estabelecimentos especializados no doce que conquista o paladar de quem o experimenta. O rocambole teria começado a ser preparado na cidade em 1907, com um patriarca de família que havia deixado Beirute, capital do Líbano, e se fixado na agora Capital Nacional do Rocambole

O texto do decreto federal cita a importância do rocambole para a economia e a cultura de Lagoa Dourada, já que, em 2007, o doce, de origem europeia, foi inventariado como Patrimônio Imaterial Municipal pelo Inventário do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), resguardado pelo Instituto Estadual de Preservação do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha).

A norma sancionada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, decorre do projeto de lei (PL) número 2.209, de 2021, do deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG), com relatório favorável do senador Carlos Viana (Podemos-MG).

Sair da versão mobile