A Câmara Municipal de São João del-Rei realiza nesta quinta-feira, 03 de agosto, às 18h, no Plenário da Casa, uma Audiência Pública para a comunidade local, vereadores, representantes de conselhos e lideranças socioambientais debaterem a possibilidade do corte de oito mangueiras da Avenida 31 de Março. Recentemente, a maioria dos nove conselheiros do Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente (CODEMA) votou favorável à retirada das árvores prevista no projeto de revitalização da via proposto pelo município são-joanense.
Segundo o setor de engenharia da Prefeitura de São João del-Rei, as obras da nova Avenida 31 de Março devem resultar no alargamento parcial da pista naquela região da gruta, o que implicaria na necessidade do corte de algumas das mangueiras naquele local. Outras intervenções ao longo de toda a avenida, como a instalação de canteiros centrais rebaixados, trechos de 3ª pista para conversão de carros e caminhões, instalação de seis radares com velocidades de 40 a 50km/h, além de sinalizações verticais e horizontais de trânsito também estão sendo planejadas.
Aliar uma via mais segura para a Colônia do Marçal sem prejudicar o meio ambiente da localidade é o desafio da atual gestão que ainda aguarda a conclusão das autorizações legais para dar sequência ao planejamento da obra.