Emboabas

São João del-Rei ultrapassa a marca de 800 casos positivos para a dengue em 2023

O Setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde de São João del-Rei divulgou, na última sexta-feira (28), o mais recente boletim epidemiológico com os números da dengue, chikungunya e zika vírus. De acordo com o documento, até o momento, a cidade registra 837 casos positivos para dengue e 279 para chikungunya.

Com relação à dengue, ao todo são 2430 notificações – 220 casos aguardam resultado e 1373 testes deram negativo. Já para a chikungunya são 602 notificações. Deste número, além dos confirmados, 309 casos deram negativo e 14 aguardam resultado. Quanto ao zika vírus, a cidade não registrou nenhum caso positivo, apenas duas notificações para a doença aguardam o resultado, segundo o boletim.

Devido aos números alarmantes da cidade, a Secretaria de Saúde de São João del-Rei, por meio do setor de epidemiologia está realizando uma nova rodada de visitas domiciliares em diferentes bairros da cidade para fazer uso do sistema AERO SYSTEM.  A iniciativa consiste em realizar aplicações de inseticidas na formulação aerossol, com o objetivo de reduzir os índices de infestação do mosquito Aedes Aegypti e proporcionar uma barreira de contenção na disseminação de casos das doenças transmitidas pelo mosquito.

Nessa nova fase, a pasta municipal tem realizando aplicações nos seguintes bairros: Guarda-Mor, Bonfim, Cyro Cardoso, Segredo, Várzea do Faria, Parque Real, Rio Acima, Vila Brasil, Vila Belizário, Vila Marchetti, Jardim Central e Matozinhos (Praça Pedro Paulo). Os moradores dessas localidades estão sendo avisados previamente dessa ação, para que possam sair de suas residências por alguns minutos e assim acontecer a aplicação.

Sair da versão mobile