O Museu Regional de São João del-Rei está em festa. São 60 anos de presença viva e marcante na memória de cada são-joanense e turista que visita seu rico acervo formado por coleções arquivísticas, bibliográficas e museológicas. E para celebrar sua história, uma programação especial aberta e gratuita ao público foi preparada para os dias 27 e 28 de julho.
Nesta quinta-feira, 27, acontece o lançamento da exposição virtual “Gastão da Cunha: 160 anos do diplomata são-joanense”. A mostra online é uma homenagem ao diplomata de São João del-Rei que representou o país em diversas ações internacionais no início do século XX, conforme explica João Victor Millitani, chefe de serviço do Museu Regional.
Na sexta-feira, 28, partir das 18h30, a atração será o espetáculo “Partidas”, do grupo Teatro da Pedra, no Largo do Tamandaré, em frente ao Museu Regional. Com direção de Juliano Pereira, o espetáculo, baseado em depoimentos reais, conta a história de mulheres simples que deixam o interior de Minas para ganhar a vida na cidade grande. Após a exibição, o grupo teatral realiza um cortejo musical até a entrada do Teatro Municipal.
É por lá que, a partir das 20h30, acontecerá o show especial do violeiro Chico Lobo em homenagem aos 60 anos do Museu Regional. O espetáculo também celebra os 60 anos de idade de Chico Lobo e mais de 40 dedicados ao universo da viola caipira – instrumento típico de 10 cordas – eleito como Patrimônio Imaterial de Minas Gerais.
Os ingressos são gratuitos, limitados e podem ser retirados no site do Sympla ou na recepção do Museu Regional. A organização pede a doação de 1kg de alimento não perecível ou um pacote de fraldas adulto ou de lenços umedecidos que serão destinados ao artista são-joanense Wanderley Guilherme, o Wangui, que recentemente sofreu um AVC.
Aberto oficialmente ao público no dia 29 de julho de 1963, o Museu Regional é considerado um marco na preservação do patrimônio na cidade. Atualmente, o museu está passando por reformas e deve ser totalmente reaberto ao público no mês de agosto. Ao longo dessas seis décadas, a instituição foi palco de grandes eventos, recebeu inúmeros artistas e exposições. Para conferir mais detalhes sobre a história e o acervo virtual da instituição basta acessar o site https://museuregionaldesaojoaodelrei.