Emboabas

“Estou otimista, mas tudo está nas mãos de Deus”, afirma Prefeito Nivaldo Andrade sobre pedido de cassação imediata de seu mandato

Em entrevista exclusiva ao Jornalismo da Rádio Emboabas, o prefeito de São João del-Rei, Nivaldo José de Andrade, confirmou que esteve em Belo Horizonte nesta segunda-feira (24), juntamente com seu Jurídico, tentando uma última liminar que possa mantê-lo a frente de seu mandato no município.

“Estou otimista, mas tudo está nas mãos de Deus. Se não der certo esse último recurso, saio feliz, fiz tudo pelos pobres, mas não gostaria que minha trajetória política de tantos mandatos terminasse dessa forma”, desabafou Nivaldo Andrade.

A pedido do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Justiça determinou na última sexta-feira (21), que a Câmara Municipal de São João del-Rei seja intimada para que, nos termos da legislação, declare extinto o mandato do atual prefeito, dando posse ao vice-prefeito como chefe do executivo municipal.

Determina ainda que o presidente da Câmara encaminhe ao juízo o ato normativo expedido em cumprimento à decisão e informe, no prazo de cinco dias, a data designada para a sessão de posse do novo prefeito.

Depois de ter recursos negados em todas as instâncias, a condenação do prefeito em Ação de Improbidade Administrativa transitou em julgado em junho de 2023.

O cumprimento da decisão refere-se a um fato ocorrido em 2003. À época, o chefe do poder executivo isentou são-joanenses em situação de vulnerabilidade social de quitar o IPTU e contas de água do DAMAE.

A equipe de reportagem da Rádio Emboabas tentou vários contatos com a presidência da Câmara Municipal de São João del-Rei, sem êxito, para ouvir a Casa sobre a decisão jurídica.

No entanto, a assessoria de comunicação do órgão informou que, até às 18h45 desta segunda-feira (24), ainda não havia sido notificada.

Sair da versão mobile