Emboabas

Entenda os requisitos para que o Hospital de Nossa Senhora das Mercês se torne um hospital-escola; projeto está em discussão com a UFSJ

Das 16 exigências necessárias para que o Hospital de Nossa Senhora das Mercês de São João del-Rei se torne um hospital-escola, apenas mais uma precisa ser cumprida. É a que solicita a oferta de, pelo menos, dois tipos de residências médicas.

As orientações vêm diretamente dos Ministérios da Saúde e Educação, do Governo Federal. Quem explica é a superintendente administrativo, Patrícia Vieira: “O hospital já possui uma residência e clínica médica. O aluno já passa nas nossas unidades de terapia intensiva e na especialidade de nefrologia. Agora vamos buscar mais uma residência médica, precisamos de pelo menos duas”.

O projeto de tornar a instituição em um hospital-escola está em construção com a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). O objetivo é auxiliar na formação de médicos especializados, por meio das residências médicas.

Segundo Patrícia, os benefícios de um hospital-escola não se voltam apenas aos estudantes do curso de medicina, mas, também, a toda comunidade. “O foco final do hospital de ensino, seja da UFSJ ou das Mercês, é o cliente, é a população. Melhorar a qualidade e quantidade de atendimentos. Hospitais de ensino são hospitais de maior complexidade. Estamos ainda engatinhando, mas esperamos que, em médio prazo, a população sinta a ampliação desses serviços”, afirma.

Para que tudo saia do papel, é preciso investimento financeiro. Isso para melhorar a qualidade dos atendimentos e financiar os especialistas envolvidos. Os recursos vão ser conquistados por contrapartidas do Governo Federal e emendas parlamentares.

Dando continuidade ao projeto, está prevista para o fim de agosto uma reunião, com membros da UFSJ e Hospital, em Brasília. “Essa reunião em Brasília que está sendo agendada pela reitoria da UFSJ, que vai nos acompanhar lá, é justamente para eles verificarem a estrutura e os caminhos que o hospital deve seguir na conquista de conseguir ser contemplado nessa habilitação”, explicou Patrícia.

A parceria entre o Hospital e a UFSJ foi firmada antes mesmo da pandemia, em formato de cogestão. Além do projeto hospital-escola, outras iniciativas estão em andamento.

Outras informações sobre a parceria estão disponíveis, em vídeo, nas nossas redes sociais, em entrevista com a superintendente Patrícia e o diretor geral do Hospital, Ricardo Camarano. Estamos no Facebook e Instagram, no @radioemboabas.

Sair da versão mobile