Emboabas

Destino das mangueiras do bairro Colônia do Marçal pode ser definido nesta segunda-feira (24)

Uma reunião online com os membros do Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente (CODEMA) de São João del-Rei pode definir na tarde desta segunda-feira, 24, o destino sobre o corte de oito das 15 mangueiras situadas na região da gruta, no bairro Colônia do Marçal. Os conselheiros vão retomar a pauta no encontro que tem início às 16h.

Na última reunião do CODEMA, a maioria dos membros votou favorável ao corte das árvores, mas houve pedido de vistas de parte do conselho. A decisão sobre esse pedido de vistas também está na pauta da reunião de hoje. O corte de parte das mangueiras está indicado no projeto de revitalização que a Prefeitura de São João del-Rei pretende realizar com a duplicação daquele trecho da Avenida 31 de março.

A Prefeitura de São João del-Rei está em fase de finalização do recebimento de sugestões da comunidade e dos comerciantes para concluir o projeto e dar início às obras de revitalização da Avenida 31 de Março, no bairro Colônia do Marçal. De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, três daquelas mangueiras estão doentes, sendo que uma delas já está morta, seca.

Gláucia Cantelmo, Superintendente de Execução de Projetos e Obras da Prefeitura de São João del-Rei, confirmou que a autorização para o corte das árvores está aguardando a orientação do CODEMA. Ela afirma ainda que, tudo está sendo feito com cuidado ao meio ambiente e, especialmente, com a segurança viária do local.

O projeto prevê o alargamento parcial da pista naquela região, instalação de canteiros centrais rebaixados, trechos de 3ª pista para conversão de carros e caminhões, instalação de seis radares com velocidades de 40 a 50km/h, além de outras sinalizações verticais e horizontais de trânsito.

A polêmica sobre a possível derrubada de algumas das mangueiras para as obras de revitalização e segurança no trânsito da Avenida 31 de Março segue dividindo opiniões entre os moradores da região. Aliar uma via mais segura para a Colônia do Marçal sem prejudicar o meio ambiente da localidade é o desafio da atual gestão do Prefeito Nivaldo Andrade que já anunciou, via redes sociais, o início breve das obras no local.

Sair da versão mobile