O Athletic venceu o Nova Iguaçu por 3 a 1 na tarde deste domingo (23), na última rodada da fase de grupos da Série D do Campeonato Brasileiro. O confronto foi disputado no Joaquim Portugal, em São João del-Rei. Com a vitória, o Athletic se classificou para a segunda fase como líder do Grupo F, com 29 pontos, após a Portuguesa apenas empatar em 0x0 com o Real Noroeste e perder a liderança.
Na Série D do Campeonato Brasileiro, os quatro primeiros colocados de cada grupo avançam para a segunda fase, disputada no modelo de mata-mata, em partidas de ida e volta. O chaveamento, já definido, estabeleceu o cruzamento entre os seguintes grupos: 1×2; 3×4; 5×6 e 7×8.
O Athletic como o melhor do grupo 6, vai enfrentar o quarto do grupo 5, o Brasiliense. Os jogos ainda terão datas e horários a definir. O primeiro jogo será com mando da equipe do Distrito Federal. Portanto, o Athletic define a classificação em casa.
A coincidência fica por conta do confronto da segunda fase não ser inédita para o Athletic que já enfrentou o Brasiliense pela Copa do Brasil em 2023, no Joaquim Portugal. Na ocasião, o jogo ficou em 1×1. Melhor para o time visitante que saiu classificado, graças ao regulamento. Se passar, o time de Cicinho vai enfrentar o vencedor do confronto entre Camboriú x Maringá.
Nas quartas de final, fase em que define os classificados para a Série C, os confrontos serão definidos de acordo com a pontuação somada de cada clube, até o momento da competição. No chaveamento, a equipe com a melhor classificação geral enfrenta o oitavo; o segundo duela com o sétimo; o terceiro duela o sexto; e o quinto encara o quarto.