A liderança do grupo 6 escapou do Athletic no jogo passado, quando o time comandado pelo Cicinho perdeu para a Portuguesa por 1×0. No entanto, o primeiro objetivo da Série D já havia sido alcançado. O Athletic entra em campo neste domingo, 23 de julho, jogando em casa, contra o Nova Iguaçu, jogo às 15h. Com 26 pontos, o Athletic é vice-líder do Grupo. Já o Nova Iguaçu está eliminado da competição nacional.
O Athletic vai contar com a força da torcida para pelo menos assegurar o segundo lugar do grupo. Um empate já é o suficiente para o feito. Se ganhar, vale a torcida para um tropeço da Portuguesa, que encara o Real Noroeste também já eliminado. A derrota do time carioca, e a vitória do Athletic deixaria o clube em primeiro.
A boa colocação é importante para que, teoricamente, o Athletic encare um adversário mais fraco na próxima fase. O chaveamento para a segunda fase da competição nacional e também para as oitavas de final já está estabelecido previamente, com os cruzamentos entre os seguintes grupos: 1×2; 3×4; 5×6; e 7×8. Se o campeonato terminasse hoje, o Athletic como 2° do grupo 6 enfrentaria o Anápolis – 3° do grupo 5.
E quando restarem apenas oito times nas quartas de final, que é a fase que define quem sobe para a Série C do Brasileirão, os confrontos são definidos de acordo com as pontuações conquistadas pelos clubes até esse momento da competição. A agremiação com a melhor classificação geral enfrenta o oitavo; o segundo pega o sétimo; o terceiro duela com o sexto; e o quinto encara o quarto.
Os confrontos de mata-mata na competição nacional de futebol, da segunda fase até a grande finalíssima, também vão ser disputados em embates de ida e de volta. Quem chegar até as semifinais vai carimbar o passaporte para a Série C do Campeonato Brasileiro de 2024, o grande objetivo do clube de São João del-Rei.