Usuários do transporte público de São João del-Rei devem ficar atentos. É que a partir da próxima segunda-feira, 24 de julho, o ponto de ônibus que fica a rua Tomé Portes del-Rei, próximo a ponte da divisa de Santa Cruz de Minas, vai ser retirado por tempo indeterminado. A informação foi divulgada pela Viação Presidente.
O motivo é o risco de transmissão da febre maculosa no local. É que a Prefeitura de São João del-Rei identificou, há pouco mais de uma semana, a presença de carrapatos, com a bactéria causadora da doença, nos arreadores do Rio das Mortes.
Apesar da alteração do ponto de parada do ônibus ocorrer apenas na segunda-feira (24), a recomendação é evitar a circulação no local desde já.
As áreas de maior risco de infestação dos carrapatos transmissores da febre na cidade, de acordo com o Setor Municipal de Endemias, são: Inocoop, Vila Santo Antônio, Vila Jesus Silva, Jardim Paulo Campos, Vila Nossa Senhora de Fátima e Cohab.
Caso não seja possível evitar essas áreas, principalmente, os pontos de vegetação com animais, como capivaras, cavalos e cães, utilize botas, calças e blusas compridas, de preferência, da cor branca, para que se possa enxergar o carrapato. Também é importante fazer uso de repelente à base de icaridina.
Vale lembrar que São João del-Rei investiga, atualmente, 13 casos suspeitos para a febre maculosa, sendo que quatro dos pacientes são de Santa Cruz de Minas.