Os municípios mineiros vão ter acesso, em breve, a um novo programa de qualificação profissional. É o que revelou a Secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Elisabeth Jucá, em entrevista exclusiva à 92,7 FM Rádio Emboabas Mais Informação.
A proposta é combater uma falha comum no estado: o não preenchimento de vagas de emprego por falta de mão de obra qualificada. “Todo mundo pensa que a construção civil é a coisa mais fácil de se empregar, mas faltam pessoas qualificadas para construção civil em Minas Gerais. Antes, não se exigia qualificação. Hoje, a qualificação mínima é em Segurança do Trabalho”, explicou Jucá.
Esse foi apenas um exemplo citado pela secretária. Mas essa é a realidade de vários setores da economia. O SINE de São João del-Rei, que, inclusive, é coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, comprova. O órgão, semanalmente, oferta, em média, mais de 100 oportunidades de emprego, em diversos setores. Muitas delas ficam tempos em aberto porque é difícil encontrar um candidato preparado.
Para contornar essa situação, Elisabeth disse que não basta oferecer cursos. É preciso criar qualificações profissionais com metodologias que se adequem a vida dos mineiros. Muitos não podem ficar horas dentro de uma sala de aula. “Qualificação profissional não é só oferecer um curso. Temos que ter muito mais. Agregar uma situação sócio- emocional, metodologias específicas para quem não tem escolaridade, aí só depois a gente entra com o EJA. Mas eu preciso que ela trabalhe primeiro e gere renda.”
O novo programa de qualificação deve ser divulgado, em breve, pelo Governo de Minas.
A secretária Elisabeth Jucá esteve em São João del-Rei na última sexta-feira (14), para participar da 2ª edição do Encontro de Diretorias Regionais, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social. O objetivo era prestar contas por parte do governo e ouvir as demandas de cada uma das regiões de Minas Gerais.
Antes do evento, Elisabeth visitou os estúdios da Rádio Emboabas e concedeu uma entrevista exclusiva. Para conferir em som e imagem, acesse o @radioemboabas, no Facebook e YouTube.