Na próxima quinta-feira, 20 de julho, às 19h, acontece mais um Encontrão LGBTQIA+ na sede da ONG, situada no prédio do SindiMetal, próximo ao Terminal Rodoviário de São João del-Rei. Dessa vez, o tema em debate será sobre o Etarismo, preconceito e os desafios enfrentados pelos membros do movimento durante a terceira idade.
De acordo com a coordenação do Movimento LGBTQIA+, muitos idosos desse grupo são vítimas de preconceitos injustos, solidão e outras discriminações mesmo tendo vivido momentos de coragem e amor, construindo caminhos para a liberdade.
A palestra será mediada por um renomado ativista e artista plástico do movimento, o Fernando Campos Maia. A palestra é gratuita e aberta a todos os públicos para que o debate seja mais forte e inclusivo. O Etarismo, foco desse debate, fica mais claro em frases do tipo: “Ah, era para ele estar aposentado”, “Isso não é coisa para sua idade”, “A senhora está muito conservada para sua idade”, “Aquele lugar parece um museu: só tem velho”.
Com uma população cada vez mais velha e investindo em qualidade de vida, diversos países em todo mundo tem lidado com a produtividade, o vigor e a alegria da Terceira Idade em muitos espaços e profissões. Na lista de competências estão comprometimento, inteligência emocional e experiência, atributos que trazem não só a conservação do conhecimento, mas a busca por soluções inovadoras.