Emboabas

Sobe para cinco o número de casos suspeitos para febre maculosa em São João del-Rei

Há uma semana, a prefeitura de São João del-Rei confirmou a presença de carrapatos transmissores da febre maculosa, com a presença da bactéria causadora da doença, nas margens do Rio das Mortes.

De acordo com informações do setor de epidemiologia, a pasta investiga cinco casos suspeitos para a doença. O primeiro que está sendo investigado é o de uma criança, que teve os dois primeiros exames descartados para a doença e agora, aguarda um terceiro exame de contraprova para descartar totalmente a suspeita. O segundo caso suspeito é de um jovem, na faixa etária dos 20 anos, que trabalha no campo, e apresenta vários sintomas da doença. Os outros três casos não foram divulgados as idades e sexo dos pacientes. No entanto, os cinco pacientes estão estáveis de acordo com a pasta.

A doença, transmitida pelo carrapato-estrela, também conhecido como micuim, tem sua maior incidência em capivaras e cavalos, mas pode ser encontrado em outros animais, inclusive domésticos, como cães e gatos. Em caso de contato com humanos, ele deve ser removido com uma pinça, com muito cuidado e jamais pode ser esmagado. A febre maculosa pode demorar até duas semanas para se manifestar após o contato inicial.

Conforme o Ministério da Saúde, os principais sintomas da doença são:

Em caso de sintomas, procure a unidade de saúde o mais rápido possível.

Sair da versão mobile