Valentina Coelho, estudante do Sesi; Rudson Carvalho, aluno da Escola Municipal Luzia Ferreira e Tiago Brighenti, do Colégio Militar Tiradentes. O que eles têm em comum? Além da dedicação aos estudos, eles querem representar muito bem São João del-Rei e Santa Cruz de Minas na etapa estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), categoria jogos de Xadrez, a ser disputada no próximo mês de agosto na cidade de Uberaba.
Os três jovens participam do Projeto Xadrez nas Comunidades da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). A jovem Valentina destaca a importância do projeto para o início dos seus treinamentos: “O projeto foi muito importante pra mim. Eu jogava xadrez só por diversão mesmo. Comecei a jogar xadrez mais sério e ir ficando melhor nas aulas do projeto mesmo, foram muito importantes”.
O estudante Rudson conta como tem sido sua rotina de treinamentos: “Tenho aulas semanais na UFSJ com o professor Caio e mensais com o professor José Cubas. Além dessas aulas, também tenho uma rotina diária de treinos de 2 horas em um portal especializado de aulas de xadrez na internet”.
O Tiago, que também tem treinado diariamente para a etapa estadual da competição de xadrez em Uberaba, espera um nível ainda maior de dificuldade na próxima fase do torneio. “Nesse ano, a etapa regional do JEMG de Xadrez foi muito mais difícil e mesmo assim consegui minha classificação para a etapa estadual que espero estar muito mais difícil”, comentou.
O Projeto Xadrez nas Comunidades está em atividade na UFSJ desde abril de 2022. Qualquer pessoa pode se inscrever gratuitamente e participar das aulas nos campi Dom Bosco e Santo Antônio. É o que explica Rogério Alvarenga, coordenador do projeto: “Qualquer pessoa, qualquer interessado pode ter aulas de xadrez, tanto aquele que só quer mesmo se divertir, que quer aprender a jogar, que quer treinar para ser um jogador profissional, dar aulas, enfim, tem espaço pra todo mundo no projeto”.
Segundo especialistas, a prática do xadrez melhora o desempenho cerebral, ajuda a prevenir o Alzheimer e a demência, desenvolve a criatividade, melhora a concentração, memória e a aprendizagem. Mais informações sobre esse projeto da UFSJ através do e-mail xadrez@ufsj.edu.br ou dos telefones (32) 3379-5808 ou 3379-5809.