Emboabas

Medidores com fonte radioativa de Césio-137 desaparecidos de mineradora em Nazareno e São Tiago são encontrados em São Paulo

Foto: Reprodução da Polícia Civil

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), na tarde desta segunda-feira, 10 de julho, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago. Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata, no estado de São Paulo.

Os equipamentos localizados serão encaminhados à empresa de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos relativos ao furto ocorrido. A firma também promete adotar medidas de melhoria em seus processos internos de controle e segurança.

Segundo a AMG, os medidores de densidade de polpa são comumente utilizados na indústria de mineração para medir a quantidade de minério que passa por uma tubulação durante o fluxo de produção de minério e possuem uma fonte selada de Césio-137, revestida de aço inoxidável e blindada internamente por duas outras camadas de chumbo e aço.

As fontes contidas nos equipamentos furtados são classificadas como categoria 5, de baixo risco, pelas normas regulatórias. Quando utilizadas nos medidores de densidade de polpa ou preservadas as suas características originais de proteção (blindagens e revestimento) não oferecem qualquer risco à saúde, afirma a mineradora.

Sair da versão mobile