Emboabas

É ouro! Aluno encontra pepita na Mina Tancredo Neves

Lá em 1989, a Escola de Samba Beija Flor de Nilópolis foi para a Avenida com o enredo que dizia: “reluziu, é ouro ou lata, formou a grande confusão”. No ano, a Mina de Ouro Tancredo Neves já havia sido desativada. No entanto, o local se tornou um ponto turístico importante da cidade.

Aberta para a visitação, a Mina tem recebido a visita de centenas de turistas. E na última sexta-feira, 7 de julho, uma surpresa: não era lata. Era ouro! E uma grande confusão há cerca de 60 metros debaixo da terra se formou. Um aluno de 12 anos encontrou uma pepita de ouro no local, após ver algo que reluzia na parede.

De acordo com Carlinhos, responsável por receber os turistas na mina, “foi um euforia total. O aluno não queria subir enquanto ele não levasse a pepita. Fui lá embaixo, e retirei. Depois de pedirmos autorização, a pepita bem pequena foi doada à escola”. O fragmento de ouro foi levado para a instituição que fica na cidade de Carmo do Rio Claro, Sudoeste de Minas.

A Mina Tancredo Neves, no bairro Senhor dos Montes, é do século XVIII e está desativada há mais de um século. Os interessados em visitar, podem agendar pelo telefone: (32) 9 9105-6934. O valor do ingresso é de R$ 40,00 para turistas, e R$ 25,00 para moradores de São João del-Rei.

Apesar de ser um ótimo atrativo, os visitantes saem apenas com boas lembranças. Ouro mesmo foi só o garoto de 12 anos que conseguiu encontrar.

Aproveite para relembrar a visita da equipe da Rádio Emboabas no local.

Sair da versão mobile