Emboabas

Dom Dirceu Medeiros é escolhido delegado para Sínodo Geral com o Papa Francisco

A Secretaria Geral do Sínodo divulgou na sexta-feira, 07 de julho, a relação dos membros que irão participar do Sínodo Geral sobre Sinodalidade que vai acontecer em Roma de 08 a 23 de outubro, com a presidência do Papa Francisco. Foram eleitos os representantes de cada país e entre os representantes do Brasil, está Dom Dirceu de Oliveira Medeiros, filho da Diocese de São João del-Rei.

Nascido em 28 de março de 1973, em Barroso, Dom Dirceu tem 50 anos, ingressou no seminário em 1995, foi ordenado padre em 2001 e nomeado bispo em 2021. Atualmente, o religioso é o bispo da Diocese de Camaçari (BA).

Na Igreja, o Sínodo é a reunião dos Bispos, convocada pelo Papa, para consultas e/ou deliberações, desde que sejam aprovadas pelo pontífice. Na prática, são levados para o Sínodo assuntos que permeiam a vida eclesial de forma intensa e que causam debates, que precisam ser considerados e discutidos para o caminhar universal da Igreja.

A 16ª Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos tem como tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”. A primeira fase dela começou em outubro de 2021 e a segunda etapa do Sínodo Geral do Bispos será realizada em outubro de 2024. Além de Dom Dirceu Medeiros, outras cinco lideranças episcopais brasileiras foram escolhidas para o cargo de delegado do Sínodo Geral.

Sair da versão mobile