Após uma reforma de mais de quatro anos, em que foram realizadas mudanças tanto na parte externa quanto na parte interna, a Igreja Matriz de São José Operário, em São João del-Rei, se prepara para reabrir as portas em definitivo para os paroquianos. E para celebrar a reabertura da Matriz, a Paróquia de São José preparou uma programação especial de 05 a 09 de julho, com diferentes solenidades religiosas.
O templo católico que teve a sua construção iniciada como Capela Imaculada Conceição no ano de 1940, passou por algumas reformas. Na década de 1980, por exemplo, ocorreu a ampliação da Igreja e ao longo dos últimos anos, obras pontuais foram realizadas. Já a reforma mais recente, iniciada em janeiro de 2019, ocorreu devido às melhorias e readequações que precisavam ser feitas no recinto.
De acordo com o Padre Vinícius Campos, pároco da Matriz de São José, nesta nova reforma, a igreja recebeu reparos tanto no seu exterior quanto no interior. O religioso detalha quais foram as mudanças realizadas na parte externa da matriz: “Existe já um estilo desde que foi feita, depois ampliada, na fachada da igreja. Então a partir deste estilo da frente, nós fizemos o trabalho nas laterais modificando, então, as janelas, colocando vitrais e realizando também um barrado de pedra, para a conservação um pouco mais das paredes externas. Também foi feito um pequeno jardim no adro, acolhendo aqueles que chegam para a celebração”.
Ele também descreve as modificações realizadas no interior da igreja: “Na parte interna da nossa igreja Matriz, tivemos a mudança de todo o piso, uma alteração na entrada da igreja, com capelas votivas, dedicadas à carpintaria e à morte do nosso padroeiro São José. E também uma grande mudança no presbitério, tornando mais adequado para a liturgia, naquilo que é a diferença dos espaços do ambão, do altar, da cadeira, favorecendo cada vez mais a liturgia para todo o povo. Contamos com uma pintura na parte interna do artista sacro Antônio Batista, que veio realizar uma iconografia, nos levando mais ao espírito celebrativo”.
Com relação às solenidades de reabertura, os fiéis poderão acompanhar as seguintes celebrações: no dia 05 de julho, às 19h recitação do terço e novena perpétua, e às 19h30 santa missa solene e dedicação ao novo altar. No segundo dia de celebrações, em 06 de julho, teremos de 08h às 18h adoração na Capela do Santíssimo Sacramento. E às 18h30, acolhida das comunidades com a imagem dos seus padroeiros. Em seguida, santa missa com sufrágio dos párocos falecidos.
Já no dia 07 de julho, às 15h, acontece uma santa missa na intenção dos enfermos e idosos. Às 18h30 teremos adoração e Benção do Santíssimo Sacramento. E às 19h santa missa. No penúltimo dia de celebrações, em 08 de julho, às 17h30 acontece uma santa missa com a participação das crianças e jovens. E finalizando a festa, em 09 de julho, às 08h santa missa. Às 11 acontece a celebração de batizados. E às 19h santa missa pelas famílias e renovação das promessas matrimoniais. Em seguida, canto Te Deum Laudamus.
Além dessas celebrações, a Matriz de São José estará aberta para os fiéis realizarem visitas de 09h até às 18h, durante o período de 06 à 09 de julho.
O religioso ainda contou que tem planos para o futuro. Após a conclusão das melhorias na Igreja de São José, e das reformas realizadas nas outras capelas e igrejas da Paróquia de São José Operário, padre Vinícius planeja a construção de uma capela dedicada a São João Batista, na comunidade de São João, no bairro Tijuco.