Foi completamente inesperado. Em mais um dia rotineiro de trabalho, a são-joanense Maria Alice Gomes recebeu a notícia: seu nome estava na lista das 100 mulheres mais poderosas no setor de vendas, elaborada pela empresa americana DemandBase.
“A gente estava numa semana de trabalhos, só os gerentes, em Berlim, trabalhando juntos, quando descobri essa nomeação. Meu chefe estava no meu lado, era uma reunião de avaliação de desempenho, aí foi super legal e a gente celebrou juntos”, contou Maria Alice.
Nascida na cidade histórica e formada em Engenharia Química pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Maria Alice mora, atualmente, em Praga, na República Tcheca. Trabalhou em sua área de formação por um tempo na Holanda, mas percebeu que seu verdadeiro chamado era outro. Foi quando se mudou para Florianópolis para ingressar na área de vendas, onde construiu toda sua base de conhecimento na área.
Mais tarde, conquistou uma vaga em uma empresa americana. Hoje, ela lidera remotamente um time de nove pessoas. Todo o esforço e dedicação valeram a pena.
O reconhecimento internacional chegou por meio desse ranking desenvolvido pela DemandBase, empresa que auxilia companhias de marketing e vendas a atingirem seus objetivos por meio do uso inteligente de dados.
As 100 mulheres foram selecionadas não somente pela sua atuação no setor de vendas, mas também pela capacidade de impactar outras mulheres da área. Inclusive, essa é uma das bandeiras da Maria Alice. “Eu sempre levantei muito a bandeira de que a gente precisa de igualdade, de sermos todos ouvidos da mesma maneira. Eu sempre fui muito ativa nessa luta. Tento elevar a mulher da maior forma que eu consigo”.
Disse, ainda, que hoje trabalha em uma empresa na qual a voz feminina é respeitada. Mas nem sempre foi assim. Já precisou quebrar muitas barreiras. “Agora estou numa empresa que é super cuidadosa com isso. Já passei por várias experiências que tive de falar mais grosso para ser respeitada, pessoas me interrompendo quando estava em reunião falando, enfim, já passei por muita coisa, aprendi e luto para que ninguém passe por ela”.
Criar uma receita exata para o sucesso pode ser difícil; pode até mesmo variar de pessoa para pessoa. Mas se tem um ingrediente em comum é a habilidade de se adaptar. Maria Alice disse que os ares sopraram em direção ao topo quando entendeu seu propósito e se permitiu vivê-lo ao máximo e com intensidade.