Emboabas

Famílias são-joanenses estão menores; dados do IBGE apontam média menor do que três moradores por residência na cidade histórica

A média de moradores em uma mesma casa tem diminuído no Brasil ao longo dos anos, é o que mostrou o Censo 2022, divulgado na quarta-feira, dia 28 de junho. Segundo o levantamento, feito em quase 73 milhões de moradias no país, os lares brasileiros têm cerca de 2,79 pessoas. Em 2010, a média, feita a partir de 57 milhões de domicílios, era de 3,3 moradores, ou seja, mais de três pessoas em cada casa. 

São João del-Rei também segue tendência de queda. A cidade histórica possui 45.678 domicílios, com uma média de 2,59 moradores por residência. A Técnica em Informações Geográficas e Estatística, Coordenadora de Área do Censo em São João del-Rei, Tássia Borges Arantes, detalha os dados: “Em São João del-Rei, só para termo de comparação, em 2010, essa média de moradores por domicílio era de 3,1. Portanto, percebe-se que houve uma diminuição na quantidade de pessoas por família. As famílias estão menores na cidade”.

E com as famílias menores, a taxa de crescimento anual também sofreu queda. Em 1º de agosto de 2022, o Brasil tinha 203.062.512 habitantes. Desde 2010, quando foi realizado o Censo Demográfico anterior, a população do país cresceu 6,5%, ou 12.306.713 pessoas a mais. Isso resulta em uma taxa de crescimento anual de 0,52%, a menor já observada desde o início da série histórica iniciada em 1872, ano da primeira operação censitária do país.

São João del-Rei registrou uma taxa maior do que a nacional e estadual, de 0,55%. “A taxa de crescimento anual da população brasileira foi de 0,52%. O estado de Minas Gerais teve uma taxa de 0,39%, ou seja, a taxa de crescimento anual de São João del-Rei foi um pouquinho maior do que a do Brasil e de Minas Gerais”, explicou Tássia.

O Censo Demográfico é a maior e mais completa operação estatística realizada no país. A pesquisa busca bater à porta de todos os domicílios dos 5570 municípios brasileiros para produzir um retrato fiel da sociedade. Nos primeiros resultados, o Censo traz dados sobre população, domicílios, área dos municípios e densidade demográfica para o país. Ainda sem data divulgada, o IBGE vai divulgar também dados como idade, sexo, escolaridade e outras informações para traçar os perfis dos brasileiros.

Sair da versão mobile