A empresa AMG emitiu um comunicado na tarde desta segunda-feira, dia 03 de julho, sobre a suspeita de furto de equipamentos de mineração; especificamente medidores de densidade de polpa. De acordo com a empresa, a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) foi comunicada. E a população pode fazer contato sobre o assunto, através do (32) 3322-3053.
Confira a nota na íntegra:
“Sempre comprometida em estabelecer uma comunicação transparente e processos que garantam a qualidade de vida nas regiões em que atua, a AMG Brasil informa que, em 29 de junho, comunicou à Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) a suspeita de furto de duas fontes seladas de Césio-137 de equipamentos medidores de densidade de polpa. Os equipamentos estavam na unidade da empresa localizada nos municípios de Nazareno e São Tiago, em Minas Gerais.
De acordo com as normas da CNEN, as fontes são classificadas como “Categoria 5, Baixo Risco”. Quando utilizadas em medidores de densidade de polpa, as fontes não representam riscos. Elas possuem uma atividade 275 mil vezes menor do que a de alguns aparelhos de radioterapia. No entanto, a AMG alerta que o manuseio inadequado por pessoas não autorizadas pode acarretar algum risco à saúde.
As fontes podem ser identificadas por seu formato e aparência. Elas são revestidas de aço inoxidável e possuem uma blindagem interna de chumbo e uma externa de aço inoxidável, resistente a impactos.
A AMG Brasil leva esse incidente muito a sério e lamenta profundamente qualquer preocupação que possa causar às comunidades vizinhas. Como a segurança e o bem-estar de todos os indivíduos nessas áreas são prioridade, a empresa enfatiza que está fazendo todos os esforços possíveis para resolver a situação o mais breve possível.
Por orientação da CNEN, um boletim de ocorrência foi registrado junto à Polícia Militar. Além disso, estão em andamento investigações internas e externas. Técnicos do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), unidade da CNEN localizada em Minas Gerais, estão realizando inspeções para apurar o ocorrido e avaliar as medidas de radioproteção da empresa. A CNEN continua fornecendo orientações à AMG sobre aspectos legais e atividades de busca. A AMG possui licença regular da CNEN e autorização para operação.
A empresa solicita à população que faça contato para fornecer qualquer tipo de informação sobre as fontes supostamente furtadas. Além disso, a AMG Brasil está à disposição das comunidades vizinhas para esclarecer dúvidas sobre o assunto. O telefone para contato é o (32) 3322-3053”.