Emboabas

Estação ferroviária de César de Pina é reinaugurada com novidades em Tiradentes

A antiga estação ferroviária da comunidade de César de Pina, em Tiradentes, foi restaurada e reinaugurada na tarde deste sábado, 1º de julho. No novo espaço passarão a funcionar alguns serviços de apoio da prefeitura, além de uma agência dos correios e uma exposição permanente de artesanato da comunidade local.

Diversas autoridades e dezenas de pessoas, ansiosas pelas novidades do local, acompanharam de perto a reinauguração. Momentos como a benção do local, conduzida pelo sacerdote e amigo da comunidade, Padre Ademir Longatti, apresentação de um quadro bordado e de um selo comemorativo com a imagem da nova estação, além do descerramento da placa de inauguração, ao som da Folia de Reis de César de Pina, envolveram o público presente.

Durante os discursos do prefeito, Nilzio Barbosa, e de seus secretários presentes, foram anunciados dias e horários dos serviços públicos que devem facilitar a vida dos moradores não só de César de Pina, mas também das Águas Santas. Atualmente, a comunidade desses bairros precisa percorrer uma boa distância para contornar a Serra de São José e resolver algumas pendências com a prefeitura.

Na estação reinaugurada, a agência dos correios funcionará diariamente, das 07h às 17h, mesmo período da exposição de artesanato. Outros serviços serão rotativos. Demandas da Secretaria de Assistência Social, através do CRAS, toda quarta-feira, das 08h às 15h. A Defesa Civil prestará atendimentos às quintas-feiras, das 8h às 16h. O Setor de Tributação, para resolução de taxas e outros impostos municipais, servirá à comunidade todas as sextas-feiras, das 12h às 16h. Serviços de atendimento especializado à Mulher e até um atendimento médico semanal também estão sendo programados pela prefeitura.

A Estação Ferroviária de César de Pina foi inaugurada no dia 12 de outubro de 1923 e funcionou até 1966, ano em que também se fechou a linha do ramal de Águas Santas – que surgiu em 1910. O passeio de trem que conectava São João del-Rei às comunidades de Águas Santa e César de Pina era muito procurado e, agora, parte dessas lembranças poderão ser revividas na restaurada estação.

Sair da versão mobile