São João del-Rei vive uma epidemia de dengue em 2023. Já são 734 casos positivos para a doença. Na última semana foram confirmados 26 casos na cidade. Outros 356 registros estão aguardando resultado, 1278 casos deram negativos.
Já para chikungunya, o cenário é de surto. Nos últimos sete dias foi confirmado mais um caso para a doença. A cidade tem até o momento 258 casos positivos para a doença. 293 casos testaram negativos e 13 casos estão em investigação. Somando as duas arboviroses são 992 casos confirmados na cidade.
O município segue com duas primeiras notificações para a Zika Vírus que estão sendo investigados.
Os bairros com mais casos para dengue são: Matozinhos, Tijuco, Bom Pastor, Bela Vista e Bonfim, mas praticamente todos os bairros da cidade registram casos da doença.
O cenário é preocupante, uma vez que a doença pode ser fatal, exigindo conscientização de toda a população para o reforço no combate à enfermidade. O vírus da dengue é transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti, que deposita seus ovos na borda de locais com água parada.
A melhor forma de combate é evitar a sua reprodução, eliminando qualquer foco de água acumulada em espaços como jardins e quintais, além de vasos de planta, garrafas, pneus e caixas d’água, que costumam ser pontos comuns de proliferação. O uso de repelentes e barreiras físicas, como mosquiteiros e telas protetoras em portas e janelas, também é muito importante no dia a dia.