Emboabas

Turistas questionam a falta de limpeza urbana em São João del-Rei

Sacolas rasgadas, lixo espalhado pelas ruas e calçadas. Mesmo após intensas campanhas de conscientização, a cena ainda é rotineira em São João del-Rei. Próximo à Praça da Estação, por exemplo, com frequência, alguns pontos ficam cheios de restos de comida, garrafas e pedaços de papelão.

Isso não acontece apenas na região central da cidade, mas em vários outros bairros, como denunciado pelo quadro “Boca no Trombone”, transmitido pela 92,7 FM Emboabas Mais Informação. Uma das principais causas do problema é que muita gente não tem respeitado o horário de coleta. O lixo muitas vezes é colocado para fora de casa à noite ou até mesmo de madrugada.

Além da própria comunidade, os turistas também tem questionado a falta de limpeza. É o que disse o assessor de comunicação da Prefeitura de São João del-Rei, Jairo Vieira: “Todos falaram que São João del-Rei só precisa estar mais limpa. Turistas acordam de manhã aqui nos hotéis mais centrais da cidade e encontram lixos que foram deixados nas ruas ainda de madrugada”.

Em ocasiões passadas, Jairo reforçou que a única forma de evitar a sujeira é colocar o lixo para fora de casa no horário correto. Sempre até, no máximo, 19h: “Um bom horário para colocar o lixo nas principais avenidas é até às 19h. Dentre elas: Tancredo Neves, Marechal Deodoro, Arthur Bernardes, Eduardo Magalhães, Hermílio Alves, Balbino da Cunha, Largo São Francisco, General Osório”.

A empresa responsável pela coleta de lixo trabalha em turnos. Em geral, pela manhã, o início é às 7h. À tarde, o primeiro abre ao meio-dia e o segundo, às 15h. Grande parte dos bairros de São João del-Rei é contemplada com a coleta de três a quatro vezes por semana. Já o centro e as avenidas Leite de Castro, General Osório e Josué de Queiroz, todos os dias. Lembrando que o último caminhão passa depois das 19h. Por isso a orientação é não colocar o lixo para fora após esse horário.

Nos distritos de São Sebastião da Vitória, Canela, Rio das Mortes e Goiabeiras o recolhimento acontece às terças e sextas-feiras. Para melhor organização da coleta, a orientação é que o lixo seja acondicionado em sacos plásticos ou recipientes reutilizáveis. Sempre identifique materiais cortantes para evitar que os coletores se machuquem. Coloque o lixo em frente à sua casa ou no latão principal da sua rua, caso tenha um.

Vale ressaltar que a empresa não recolhe entulhos de obras, terra, podas de arborização e mobiliários.

Sair da versão mobile