O Procon-MG alerta a população a não abrir o e-mail administrativo@consengautomacao.com com o título “Notificação Procon”. Há notícias também de que outros destinatários estão enviando a mesma mensagem falsa. A mensagem falsa, contém vírus, que, ao ser aberta, poderá causar danos ao computador e à rede do usuário, além de acessar a dados privados. Como explica o coordenador do Procon em São João del-Rei, Eduardo Mendonça.
“Pessoal tem mandado e-mails não só para o fornecedor, quanto para o consumidor. São e-mails que dizem que o consumidor precisa comparecer presencialmente ao Procon, mas que, antes disso, eles têm de clicar em um link que acaba passando o vírus responsável pelo acesso a dados pessoais, bancários, entre outros”.
Eduardo ainda afirma que o Procon não envia e-mail para ninguém: “Nossas tratativas são por telefone ou carta. Tomem cuidado com isso, não cliquem em nenhum link de e-mail que tenha recebido, supostamente do Procon”.
Portanto, e-mails ou SMS do Procon devem ser descartados, pois, muito provavelmente, têm objetivo de golpe. Em caso de dúvidas, o recomendado é entrar em contato com o órgão: “Só ligar pra gente aqui no Procon, temos vários contatos (32) 3379-1850, 3379-1851 ou 3379-1852”, reforça o coordenador.
O Procon-MG orienta a população a nunca abrir os arquivos anexados à mensagem ou aos links inseridos em seu texto. A atitude mais recomendada é descartar/deletar a mensagem.