Emboabas

Problemas respiratórios são agravados pelo tempo frio e seco; médico explica como prevenir

Com a chegada do inverno, os casos de rinite alérgica, asma e sinusite se intensificam. Todos esses problemas respiratórios são agravados durante o tempo mais frio. E além disso, gripes, resfriados e até a covid-19 são mais comuns nesse época do ano e seus sintomas incluem coriza, espirros e congestão nasal.

Para lidar melhor com esses problemas respiratórios, o Dr. Geraldo Carvalho Junior, médico e professor do curso de medicina da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), passa algumas orientações. Ele explica por que os casos são mais frequentes durante o tempo frio e seco: “Alguns fatores fazem esses problemas se manifestarem mais no inverno. O primeiro deles é o próprio clima frio e seco. O ar frio e seco é um ar ruim para o funcionamento do nariz. É que o nariz aquece e umedece o ar para chegar no pulmão e com o clima seco e frio, esse trabalho é mais difícil”, esclarece.

Além da questão corporal, os ambientes fechados são um agravante: “Temos a questão dos ambientes mais fechados que para rinite e asma são agravantes. Porque os ambientes fechados acumulam ácaros, poeira e mofo. Os ambientes abertos tendem a acumular menos alergênicos”. A transmissão de vírus em ambientes pouco ventilados se intensifica. “Nos casos infecciosos, como a sinusite, os ambientes fechados pressupõem a transmissão de vírus e bactérias de forma mais fácil”.

Por isso, a melhor forma de evitar que os problemas respiratórios se agravem é manter os ambientes ventilados. Janelas e portas devem ser mantidas abertas. Além disso, a vacinação contra a gripe e contra a covid-19 é um grande aliado para prevenir casos graves.

Sair da versão mobile