Emboabas

Minas capta sete órgãos para transplante na cidade de Barbacena

Foto: GMG / Divulgação

Duas aeronaves do Comando de Aviação do Estado de Minas Gerais (Comave) pousaram em Barbacena, na noite dessa quinta-feira (22), para missão de esperança.

Sete órgãos foram captados pela equipe do MG Transplantes no município mineiro de Barbacena. Foram captados um coração, um pâncreas, um fígado, dois rins e duas córneas.

Os múltiplos órgãos captados no Complexo Hospitalar de Barbacena, da Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig), vão contribuir para a manutenção da vida daqueles que aguardam na fila.

O coordenador da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes do hospital, o enfermeiro Márcio Resende, participou da abordagem da família do doador: “Para a gente é muito importante esse momento, onde conseguimos, diante do diagnóstico da morte encefálica, oferecer para a família a possibilidade da doação. É uma forma de ressignificar a dor. Afinal, transforma a perda em esperança para que outras pessoas tenham melhor qualidade de vida”, afirma.

Omar Lopes Cançado, diretor do MG Transplantes, que também pertence à rede Fhemig, ressalta que um doador pode salvar oito ou mais pessoas que esperam por transplantes. Ele destaca que é importante que as pessoas conversem com seus familiares e expressem sua vontade de doar órgãos e tecidos, pois apenas a família pode decidir sobre a doação.

Crédito: GMG / Divulgação

Sair da versão mobile